PASSOS PARA AQUISIÇÃO DE CR

PASSOS PARA AQUISIÇÃO DE CR - CLUBE DE TIRO BRASILIA

Para se tornar um CAC e assim obter o CR, o interessado deve seguir alguns passos e preencher alguns requisitos. Mas, primeiramente, vamos entender algumas coisas…

O que é o CR? O Certificado de Registro, CR, é o documento que lhe dará direito a adquirir armas de diversos calibres pelo Exército Brasileiro no sistema do Sigma, e, guias para participar de treinos e campeonatos de tiros. Possui validade de 03 (três) anos e pode ser emitido em diversas categorias diferentes. Possui várias atividades controladas que podem ser apostiladas conforme a qualificação e o atendimento às exigências por parte do requerente, atividades como, Atirador, Caçador, Colecionador, Recarregador de Munição, Uso Desportivo de Armas de Pressão, etc.

O que é CAC? é a sigla para “Caçador”, “Atirador” e “Colecionador”.

Caçador: é a pessoa física registrada no Exército, vinculada a uma entidade ligada à caça ou ao tiro desportivo, e que realiza o abate de espécies da fauna conforme normas do IBAMA.

Atirador: é a pessoa física registrada no Exército e que pratica, habitualmente, o tiro como esporte.

Colecionador: é a pessoa física ou jurídica registrada no Exército com a finalidade de adquirir, reunir, manter sob sua guarda e conservar produtos controlados de forma a ter uma coleção que ressalte as características e a sua evolução tecnológica.

O que é Coleção? é a reunião de produtos da mesma natureza ou que guardam relação entre si.

PARA SE TORNAR UM CAC É PRECISO

1. Se filiar a um Clube de Tiro. CTB – Clube de Tiro Brasília (site: https://www.clubedetirobrasilia.com.br/).
  1. Apresentar laudo conclusivo de aptidão psicológica com Psicóloga credenciada pela Polícia Federal. Indicação: Aline Souza Melo 61.98128-9034
  1. Apresentar declaração de capacidade técnica em Armas de Fogo com instrutor credenciado pela Polícia Federal. Instrutor: Lidenberg Rodrigues Melo 61.98165-0544.
  1. Não possuir antecedentes criminais e apresentar as seguintes certidões e documentos:

4.1. Certidão Negativa Justiça Militar – www.stm.gov.br

4.2. Certidão Negativa Justiça Federal – www.jfdf.jus.br

4.3. Certidão Negativa Justiça Criminal DF – www.tjdft.jus.br [1]

4.4. Certidão Eleitoral – www.tse.jus.br (Nº Título Eleitoral)

4.5. CERTIDÃO de não estar respondendo a inquérito policial ou processo criminal (POLíCIA CIVIL) [2]

4.6. Comprovante de inscrição no cadastro de pessoa física (C.P.F.)

4.7. Cópia do RG (não pode ser carteira de habilitação)

4.8. Comprovante de residência atualizado (original ou cópia AUTENTICADA que deve estar no nome do solicitante – água,luz ou telefone fixo).

4.9. Uma (1) fotografia 3×4 atualizada.

4.10. Questionários do Exército (estes serão enviados pelo Clube de Tiro para o e-mail do requerente):

4.10.1. Termo de Ciência

4.10.2. Declaração de Acervo

2.10.3. Requerimento e Questionário de Responsabilidade.

1. Ter local seguro para a guarda do acervo em sua residência, onde recomenda-se a utilização de cofres e armários protegidos. É importante, neste caso, preocupar-se com a segurança do local e do acesso ao armamento, onde pode-se utilizar câmeras de vídeo, alarmes, cercas e outros procedimentos de segurança que se fizerem necessários. Quanto maior a segurança, melhor!
  1. Aguardar vistoria do Exército em sua residência.

1-2 OBSERVAÇÃO: Caso o solicitante não resida no DF, o mesmo deve solicitar a certidão na cidade onde reside e aguardar o prazo de entrega deste para solicitar as outras certidões, pois algumas tem data de validade.

É muito importante ao CAC a ida ao estande para treino e participar das competições. Desta forma, demonstra ao Exército Brasileiro que é de fato um atleta do tiro, além de se manter treinado no manuseio de armas de fogo e suas técnicas.